Menu Fechar

A Divina Liturgia

Pergunta: A Divina Liturgia é, obviamente, o centro da vida Ortodoxa?

Resposta: A Divina Liturgia é, de facto, o centro da vida Cristã Ortodoxa. Tal como mencionámos, é o Sacramento dos Sacramentos, ou para usar a expressão Ortodoxa mais tradicional, o “mistério dos mistérios.” A palavra que equivale “Sacramento”, entre os Ortodoxos, é normalmente, “Mistério”.

O Mistério central da Fé Ortodoxa é a Santa Comunhão, chamada Eucaristia. Enquanto palavras, Liturgia significa “ação comum” e Eucaristia significa “ação de graças.”

A primeira ação da Liturgia é o reunir-se em comunidade. Os batizados e confirmados reúnem-se num lugar. Após a oração comum da Igreja chamada Grande Litania, em que as petições são feitas por todos os elementos essenciais da vida, Salmos Bíblicos são cantados e a Palavra de Deus é apresentada aos fiéis. Aqui a ênfase está na epístola, no Evangelho e no sermão.

Depois segue-se a oferta do pão e do vinho como oferta de nós próprios e do nosso mundo a Deus em Cristo. Nós pedimos a Deus que nos aceite e aos nossos dons (o pão e o vinho), enquanto nos amamos uns aos outros e confessamos a Fé Ortodoxa, o Credo Niceno que nós, ou os responsáveis por nós, proclamaram no nosso Batismo.

Então nós oferecemo-nos e aos nossos Dons a Deus em Cristo, como recordação de tudo o que ele fez por nós: a cruz, o túmulo, a ressurreição ao terceiro dia, a ascensão ao céu, o sentar-se á direita de Deus-Pai, e a segunda e gloriosa vinda.

Depois pedimos que o Espírito Santo “desça sobre nós e sobre estes dons” e que os torne no Corpo e Sangue de Cristo e que nos dê a experiência do Reino Celestial. Assim recebemos de volta as nossas ofertas do pão e do vinho com a oferta da Santa Comunhão com Deus, o Pai, através de Cristo e do Espírito.

Finalmente, nós saímos em paz para testemunhar no mundo o Reino de Deus que nos foi dado, chamando todos os homens a esta união com Deus e entre si, nele.

Os Ortodoxos celebram este Mistério do Reino de Deus, a Divina Liturgia em cada dia do Senhor, bem como nas festas e ocasiões especiais. É a experiência viva do que todo o Cristianismo, e de facto, toda a vida, é sobre.

Texto original.  Tradução em português: Paulo Ferreira 

Posted in Perguntas e respostas

Related Posts