Menu Fechar

Dípticos com donativo

PODE AJUDAR A CONSTRUIR A IGREJA ORTODOXA DE CASCAIS AO SER COMEMORADO NO ALTAR

Bem-aventurados os misericordiosos, porque aqeles alcançarão misericórdia (Mateus 5:7). 

Os dípticos litúrgicos enviados online não são diferentes daqueles escritos na igreja. O que importa para Deus não é o formato (seja em papel ou através do site), mas o nosso desejo sincero de orar pelo próximo. Além disso, todos os pedidos de oração recebidos pela Internet são transferidos para o santuário juntamente com os que são escritos diretamente na igreja; portanto, não há diferença entre eles.

Os pedidos são enviados para uma comemoração no altar. A oração pelos vivos é uma oração pela saúde corporal e espiritual de uma pessoa e pelas suas várias necessidades e para o seu benefício.
Os nomes dos dípticos são lidos pelo padre durante a Divina Liturgia. A oração comum durante o culto eclesiástico é considerada a mais poderosa, por isso é que é tão importante enviar os nomes dos queridos; assim, com a sua oração comum (Kyrie, eleison/Senhor, tem piedade!) a comunidade inteira orará por eles. É melhor enviar os dípticos na véspera da Liturgia ou logo no seu início, para que assim possam ser levados ao altar.

Somente pessoas batizadas na Igreja Ortodoxa podem ser inseridas nos dípticos dos vivos. A oração da Igreja não envolve a comemoração dos não batizados, mas isso não significa que não se possa orar por eles sozinho.
Nos dípticos costuma-se escrever o próprio nome, os nomes dos pais, filhos, irmãos, marido ou mulher, padrinhos, afilhados, outros familiares, amigos próximos ou pessoas que, de momento, por determinados motivos, precisam especialmente de apoio através da oração (doentes, viajantes).
É escrito apenas um nome (Ana, Maria, Nicolau, Vladimir, por exemplo) por linha. É conveniente usar apenas os nomes dados no batismo: Alexandre, por exemplo, e não Alex. Se todos os nomes não couberem numa folha, é possível utilizar uma segunda – não há limite para o número de notas enviadas para a comemoração.

Os dípticos para os falecidos são enviados para uma comemoração individual da pessoa falecida, que é realizada durante a Divina Liturgia, no santuário.
Orar pelos mortos é extremamente importante, pois o pedido sincero de uma pessoa por uma outra, já falecida, pode mudar o seu destino no Juízo Final.
É imprescindível comemorar o falecido no dia da sua morte, nascimento e dia do nome. Também há dias especiais na Igreja em que é importante orar pelo repouso das almas dos queridos: o 9º e o 40º dia após a dormição e todos os sábados do ano litúrgico, exceto durante o período do Pentecostes, ou quando há uma festa importante.

A comemoração na igreja é realizada apenas para as pessoas batizadas na Igreja Ortodoxa. Além disso, durante as orações comunitarias da Igreja, os suicídios não são comemorados. As regras de preenchimento das notas dos adormecidos são exatamente as mesmas dos dípticos para os vivos.

Nas Vigílias, os nomes são lidos durante as Vésperas, Matinas ou Acatisto, sendo possível comemorar neste último serviço outros cristãos (não ortodoxos) batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nesse caso, deve-se escrever entre parênteses se a pessoa é católica, anglicana ou protestante; por exemplo: Clara (católica) ou Roberto (protestante).

Na Divina Liturgia (Sagrada Eucaristia), os nomes são lidos durante a Divina Liturgia (na Proskomidia ou nas Litanias); nesta ocasião podem-se comemorar somente pessoas ortodoxas.

Para os VIVOS

Os nomes das pessoas vivas são registrados

Para os FALECIDOS

Os nomes dos falecidos são registrados