Menu Fechar

A Divina Liturgia – o mistério cristão

Pergunta: Concordarias que a Liturgia revela o que a Ortodoxia realmente é?

Resposta: Sim, claro, a Liturgia é a revelação central do mistério Cristão, e, de certa forma, nela, toda a Ortodoxia é contida, lembrada, e dada para a nossa experiência viva.

Todos os Ícones, as vestes, as velas, o canto… tudo em harmonia e unidade serve para divulgar apenas uma coisa: O homem é feito para Deus e encontra a sua identidade, realização e perfeição nele.

Hoje fala-se muito sobre identidade e realização. Quem sou eu? O que estou eu a fazer neste mundo? Qual é o sentido de tudo isto? Tem algum significado?

A Igreja Ortodoxa diz que a resposta a todas estas perguntas cruciais está em Cristo, a sua Cruz e a sua Ressurreição. Através de Cristo, o significado de mim próprio, e do mundo, e de tudo o que existe é divulgado e revelado. Através de Cristo, o Reino de Deus é aberto ao homem e a possibilidade para o meu tornar-me eu próprio é garantido. Eu torno-me eu próprio apenas em Deus. A minha Natureza encontra o seu significado nele. A minha existência, como uma imagem refletindo a sua Divina realidade, é assegurada. A minha vida como um ser eterno é estabelecida.

Nesta vida isto significa que eu devo “revestir-me” de Cristo, tomar a sua Cruz, e segui-lo. Eu devo sofrer pela verdade e amor e bondade. E ainda assim existe alegria neste sofrimento, pois obediência ao mundo é cumprida no Banquete de Casamento do Cordeiro de Deus no Reino de Deus.

Este é o mistério Cristão que a Liturgia revela e pelo qual apenas, a Igreja Cristã Ortodoxa existe no mundo.

Texto original.  Tradução em português: Paulo Ferreira

Publicado emLiturgia e Sacramentos, Perguntas e respostas

Related Posts